IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro reitera aposta em queda da Selic para 4,5% e comemora menos gastos com juros da dívida

09/12/2019 12h35

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro reiterou nesta segunda-feira a expectativa de novo corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juro pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o que representaria menos gastos do governo com os juros da dívida.

"Essa dívida interna monstruosa, tem que sinalizar que ela está em declínio. Conversando com o Roberto Campos, presidente do Banco Central, o juro, que está 5%, vamos supor que seja mantida a taxa Selic a 5%, isso aí vai proporcionar de economia no ano que vem 97 bilhões de reais. Em vez de 400 bilhões, vamos gastar 300 bilhões", disse Bolsonaro em vídeo transmitido ao vivo pelo Facebook.

"Se cair mais 0,5%, que pode ser que caia agora na próxima reunião do Copom, nós vamos gastar menos com isso", acrescentou.

A taxa Selic está atualmente em 5,0% e a expectativa do mercado financeiro é que seja mesmo reduzida para 4,5%, como já indicou o próprio Banco Central. O Copom vai se reunir pela última vez no terça e quarta-feiras desta semana.

O presidente afirmou ainda no vídeo que se a Selic continuar caindo e se aproximar da inflação, "basicamente está equacionada a questão da dívida interna nossa, um pouco equacionada".

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)