Outono seco reduziu área de trigo da Ucrânia em 10%, diz consultoria
KIEV (Reuters) - O outono extremamente seco registrado pela Ucrânia neste ano causou uma queda de quase 10% na semeadura de trigo de inverno no país, disse nesta segunda-feira a consultoria APK-Inform.
A área que representa mais de 95% da produção total da Ucrânia recuou de 6,64 milhões de hectares para 5,93 milhões de hectares neste ano, afirmou a consultoria em comunicado.
Algumas regiões reduziram a área de trigo de inverno em 22% a 25%, enquanto a área de cultivo na região de Kiev despencou 39%, acrescentou a APK-Inform.
"A conclusão do plantio na maior parte das áreas ocorreu praticamente em solo seco. Em muitas áreas, apenas o forte nevoeiro e o abundante orvalho da manhã ajudaram a formar pequenas reservas de umidade nas camadas mais superficiais do solo", disse a empresa.
A consultoria vê cerca de metade da safra ucraniana de trigo de inverno em boas condições, enquanto 38% estão em situação satisfatória e 14% em estado ruim.
A Ucrânia produziu 28,1 milhões de toneladas de trigo em 2019, ante 24,6 milhões de toneladas em 2018.
(Por Pavel Polityuk)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.