IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sentimento empresarial na Alemanha sinaliza crescimento modesto no 4º trimestre, diz Ifo

Fabian Bimmer
Imagem: Fabian Bimmer

18/12/2019 08h52

Por Michael Nienaber e Rene Wagner

BERLIM (Reuters) - O sentimento empresarial alemão melhorou mais do que o esperado em dezembro, atingindo uma máxima de seis meses em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, sugerindo que a maior economia da Europa acelerou no quarto trimestre, apesar de uma crise industrial persistente.

O índice de clima de negócios do instituto Ifo subiu para 96,3 em dezembro, de um dado revisado para cima de 95,1 em novembro. A leitura de dezembro foi a mais alta desde junho e superou a previsão em pesquisa da Reuters de 95,5.

"A economia alemã está se dirigindo para o Ano Novo com mais confiança", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado, acrescentando que a avaliação das empresas sobre suas condições de negócios atuais e suas perspectivas para os próximos seis meses melhoraram.

Os números sugerem que a economia alemã cresceu 0,2% no quarto trimestre, disse o economista do Ifo Klaus Wohlrabe. Mas o setor industrial permaneceu em recessão e vai se recuperar apenas lentamente, acrescentou.

A economia alemã está passando por um momento difícil, à medida que sua indústria, orientada para a exportação, luta contra disputas comerciais, problemas na indústria automobilística e incertezas sobre a saída planejada do Reino Unido da União Europeia.

As empresas de manufatura estavam mais otimistas em relação às perspectivas de negócios, embora sua avaliação da situação atual tenha piorado um pouco em dezembro, disse Ifo.

Mas o economista do KfW Klaus Borger alertou que um recente alívio na disputa comercial entre EUA e China não significa o fim de seu conflito mais amplo, e que o risco de um Brexit abrupto por enquanto só foi adiado para o final de 2020.