IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eletrobras afirma que direito de preferência em aumento de capital soma R$7,47 bi

26/12/2019 08h52

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal de energia Eletrobras informou que uma operação para aumento de capital resultou na subscrição privada de 7,47 bilhões de reais em ações da companhia, o equivalente a 75,2% do almejado na operação, segundo comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

O valor resultou do exercício por acionistas da empresa do exercício de preferência após a companhia ter anunciado que faria a operação e que o governo federal, controlador, deveria subscrever um mínimo de 4,05 bilhões de reais por meio da capitalização de Adiantamentos para Futuro Aumento de Capital (AFACs).

As ações subscritas referentes ao exercício de preferência foram 192,79 milhões de papéis ordinários, a preço unitário de 35,72 reais, e 15,56 milhões de ações preferenciais, a 37,50 reais cada.

A Eletrobras afirmou ainda que, considerando a totalidade das ações propostas na operação, ainda foram subscritas, em exercício de sobras, 9,8 milhões de ações ordinárias e 1,8 milhão de ações preferenciais, pelos mesmos valores (35,72 reais e 37,50 reais, respectivamente).

Os investidores que exerceram sobras deverão integralizá-las em 26 e 27 de dezembro de 2019.

O conselho de administração da estatal convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a homologação do aumento de capital, acrescentou a Eletrobras no comunicado, sem projetar uma data.

DIVIDENDOS

A Eletrobras afirmou ainda, no mesmo comunicado, que realizará o pagamento de seus dividendos referentes ao resultado de 2018, no valor de 1,25 bilhão de reais, no dia 30 de dezembro de 2019.

A estatal havia permitido que acionistas utilizassem os dividendos ainda não recebidos a que tinham direito para participação no aumento de capital. Assim, acionistas que participaram da operação receberão a diferença entre os dividendos atualizados a que tinham direito e o valor utilizado na subscrição de ações na transação.