PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Delta tem lucro acima do esperado enquanto rivais enfrentam crise do 737 MAX

14/01/2020 09h42

Por Tracy Rucinski

CHICAGO (Reuters) - A Delta Air Lines divulgou nesta terça-feira um lucro do quarto trimestre acima das previsões de Wall Street, impulsionado pelos clientes adquiridos após os cancelamentos de voos do 737 MAX de companhias aéreas rivais, com o presidente-executivo, Ed Bastian, dizendo que a Delta foi uma preferência crescente entre os passageiros.

As companhias aéreas que possuem o 737 MAX da Boeing estão cancelando mais de 10 mil voos mensais enquanto a aeronave permanece suspensa após dois acidentes. A Delta não possui o MAX, permitindo aumentar sua capacidade de voo e captar novos clientes, enquanto empresas rivais, como a Southwest Airlines, tiveram que reduzir seus voos.

O lucro líquido da Delta aumentou 8%, para 1,1 bilhão de dólares no trimestre até 31 de dezembro em relação ao ano anterior. O lucro por ação ajustado atingiu 1,70 dólar, superando as expectativas dos analistas de 1,40 dólar por ação, de acordo com dados da Refinitiv.

A receita operacional total aumentou 7%, para 11,4 bilhões de dólares.

"Não há dúvida de que estamos conquistando novos clientes, mas esse não é o principal fator do nosso desempenho", disse Bastian à Reuters, citando uma forte marca e a lealdade do cliente no momento em que a demanda por viagens aéreas continua a aumentar.

Bastian vê a tendência continuar no primeiro trimestre de 2020, com um crescimento estimado de receita de 5% a 7% na comparação anual, à medida que a demanda continua a subir "em níveis recordes".

A companhia aérea ainda está interessada em investir cerca de 100 milhões de euros no resgate da principal companhia italiana Alitalia, enquanto o governo italiano trabalha em um novo consórcio, disse Bastian.

Separadamente, a Delta está trabalhando com reguladores na América do Sul sobre imunidade antitruste após fechar este mês a aquisição de uma participação de 20% no grupo Latam Airlines, disse ele.

Após a compra da participação na Latam, a Delta encerrou sua parceria com a Gol, uma medida que, segundo ele, aumentou o lucro ajustado por ação do quarto trimestre em 0,09 dólar.