IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Embarques de minério da Rio Tinto cai em 2019 por ciclone e incêndio

Tim Wimborne
Imagem: Tim Wimborne

17/01/2020 09h46

(Reuters) - A Rio Tinto informou nesta sexta-feira uma queda de 3% nos embarques de minério de ferro em 2019, uma vez que as operações da mineradora anglo-australiana enfrentaram interrupções devido a um ciclone e incêndio em uma instalação portuária.

O minério de ferro embarcado da região australiana de Pilbara em 2019 chegou a 327,4 milhões de toneladas, informou a empresa, dentro da previsão de 320 milhões a 330 milhões de toneladas.

A empresa disse que compensou as interrupções no primeiro semestre por meio da maior produção e embarques de minério de ferro do que no ano anterior. No entanto, no quarto trimestre, os embarques do material siderúrgico caíram 1%, para 86,8 milhões de toneladas.

A mineradora global se beneficiou de um aumento nos preços do minério de ferro após aperto na oferta devido a um colapso fatal de barragem da mineradora Vale no Brasil no início do ano passado. Mas com a produção global agora se estabilizando, os preços estão fora de seu pico.

A empresa espera que os embarques de minério de ferro, que representam mais de 60% de seu lucro, estejam entre 330 milhões de toneladas e 343 milhões de toneladas em 2020.

A Rio Tinto está enviando volumes mais altos de um produto de menor teor, enquanto enfrenta gargalos operacionais em sua nova mina de Koodaideri, na Austrália Ocidental, de onde espera produzir minério no final de 2021.

(Por Nikhil Kurian Nainan e Aby Jose Koilparambil em Bangalore)