IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Polaris vê conclusão de retirada de combustível de navio encalhado no MA em 10 dias

13/03/2020 12h24

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A retirada do combustível no navio que está encalhado desde o mês passado na costa do Maranhão, com 295 mil toneladas de minério de ferro da Vale, deverá ser concluída em cerca de dez dias, informou a operadora e dona do navio, a sul-coreana Polaris Shipping, nesta sexta-feira.

As manobras para a realização do trabalho tiveram início na quarta-feira e poderiam ser concluídas no prazo, se as condições de segurança assim permitirem, explicou a Polaris à Reuters, por meio de sua assessoria de imprensa.

A embarcação, chamada MV Stellar Banner, contém cerca de 3,7 mil toneladas de combustível náutico (bunker) e está a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão.

Na véspera, a Marinha reiterou em nota que a situação do navio permanece estável. Foram realizados sobrevoos com helicópteros da Vale e não foram "observados vestígios de óleo no mar".

No momento, estão sendo empregados na operação 255 militares da Marinha, além de outras embarcações e diversos tipos de equipamentos, incluindo rebocadores e um drone com câmera térmica.

A retirada do combustível é considerada a prioridade neste momento, explicou a Polaris. As equipes envolvidas do trabalho ainda farão investigações e análises para definir o que será feito, posteriormente, com a carga de minério que está no navio.

(Por Marta Nogueira)