IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P 500 tem rali pelo 2º dia consecutivo com investidor à espera de pacote econômico de US$2 tri

25/03/2020 18h48

Por Noel Randewich

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 teve um rali pela segunda sessão consecutiva nesta quarta-feira, à medida em que o Senado dos Estados Unidos parecia estar próximo de votar um pacote de 2 trilhões de dólares para apoiar empresas e famílias atingidas pela pandemia de coronavírus no país.

Wall Street reduziu os expressivos ​​ganhos ao final da sessão, depois que o noticiário levantou dúvidas sobre a rapidez em que a lei seria aprovada, mas o S&P 500 e o Dow Jones ainda acabaram em alta de mais de 1% e 2%, respectivamente.

Boeing saltou 24%, elevando seu ganho nas últimas três sessões para quase 70%, com investidores apostando no apoio do governo à indústria aeroespacial e às companhias aéreas.

American Airlines, United Airlines Holding e Delta Air Lines tiveram altas de mais de 10% cada.

O S&P 500 não subia por dois pregões consecutivos desde 12 de fevereiro.

"O que o estímulo fiscal e monetário tem feito é permitir que o mercado se recupere", disse Justin Hoogendoorn, chefe de estratégia de renda fixa da Piper Jaffray, em Chicago.

"Não é a economia real retornando. Mas são os investidores institucionais dizendo 'o mundo não está caindo aos pedaços'."

Os principais assessores do presidente republicano Donald Trump e importantes senadores republicanos e democratas disseram que haviam concordado com um pacote sem precedentes que inclui um fundo de 500 bilhões de dólares para auxiliar indústrias afetadas e uma quantia comparável para pagamentos diretos de até de 3.000 dólares para cada uma das milhões de famílias dos EUA.

No entanto, o senador Bernie Sanders, um independente que está concorrendo à indicação presidencial pelo Partido Democrata, disse que estava preparado para adiar o projeto, a menos que um grupo de senadores republicanos abandone suas objeções à linguagem por benefícios aos desempregados no projeto.

O líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy, disse que queria que os membros da Casa tivessem pelo menos 24 horas após a votação no Senado para rever o projeto.

O Dow Jones subiu 2,39%, encerrando em 21.200,55 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 1,15%, para 2.475,56 pontos.

O Nasdaq Composite recuou 0,45%, para 7.384,30 pontos, revertendo seus ganhos de mais cedo.