Dow Jones tem maior rali de 3 dias dias desde 1931
Por Noel Randewich
NOVA YORK (Reuters) - O índice Dow Jones cravou seu mais rali de três dias em nove décadas nesta quinta-feira, depois que o número recorde de pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos veio abaixo das piores estimativas de investidores e com o mercado concentrado em um estímulo sem precedentes de 2 trilhões de dólares que aguarda aprovação da Câmara dos Deputados dos EUA.
O Dow Jones já acumula alta de 21% em relação à mínima de segunda-feira, o que coloca o índice em "bull market" (mercado em alta), de acordo com uma definição amplamente usada. Foi o maior aumento percentual de três dias desde 1931.
O número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego saltou para 3,28 milhões na semana passada, quando as paralisações em todos os estados interromperam a economia e desencadearam uma onda de demissões.
A mediana das expectativas era de aumento para 1 milhão, mas o pior número indicava 4 milhões.
São grandes as expectativas de que a Câmara dos Deputados dos EUA aprovará uma medida de estímulo para apoiar as indústrias em dificuldades, incluindo companhias aéreas, depois de o Senado ter dando aval à proposta.
A medida injetaria dinheiro no país, em um esforço para conter o esmagador impacto econômico de uma pandemia que se intensificou, matando cerca de 1 mil pessoas e infectando quase 70 mil pessoas nos EUA.
Assim como o Dow Jones, o índice S&P 500 registrou três dias seguidos de ganhos pela primeira vez desde meados de fevereiro, antes que os temores acerca do coronavírus interropessem o "bull market" de 11 anos em Wall Street.
Desde segunda-feira, o S&P 500 sobe cerca de 17%, embora continue 22% abaixo do recorde de 19 de fevereiro.
Boeing Co valorizou-se 14%, impulsionada pela inclusão de 58 bilhões de dólares para a indústria aeroespacial no último pacote de auxílio. Nas últimas quatro sessões, a Boeing avançou mais de 90%.
Somando-se ao sentimento otimista do mercado, o chairman do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, disse que a autoridade monetária está pronta para agir "agressivamente" para aumentar oferta de crédito no mercado, além da flexibilização sem precedentes anunciada na segunda-feira.
O Dow Jones avançou 6,38%, encerrando em 22.552,17 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 6,24%, para 2.630,07 pontos. O Nasdaq teve alta de 5,6%, para 7.797,54 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.