IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É um grande momento para investidores de longo prazo colocarem dinheiro nos EUA, diz Mnuchin

30/03/2020 12h07

Por Andrea Shalal e Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse nesta segunda-feira que a economia norte-americana terá um "trimestre difícil" devido ao coronavírus, mas que os fundamentos básicos são sólidos e que é um ótimo momento para investidores de longo prazo colocarem dinheiro nos EUA.

Mnuchin disse à Fox Business que as pequenas empresas receberão detalhes nesta segunda-feira sobre onde e como se candidatar a cerca de 350 bilhões de dólares em empréstimos de emergência para alívio do vírus, e que o governo Trump está pronto para pedir mais recursos ao Congresso se o programa atual não for suficiente.

"Espero que, com toda essa liquidez que estamos colocando na economia para enfrentar os próximos meses, quando estivermos prontos, estaremos prontos e a economia voltará a crescer", afirmou ele.

O presidente dos EUA, Donald Trump, promulgou na sexta-feira um pacote econômico de 2,2 trilhões de dólares -- o maior de todos os tempos -- para ajudar a compensar a desaceleração causada por grandes paralisações destinadas a conter a pandemia, que infectou 141.136 pessoas e matou 2.471 no país.

A medida inclui 350 bilhões de dólares em empréstimos para pequenas empresas, 500 bilhões para ajudar indústrias afetadas, 290 bilhões para pagamentos de até 3 mil dólares a milhões de famílias, 250 bilhões de dólares para maior auxílio ao desemprego e pelo menos 100 bilhões para hospitais e sistemas de saúde relacionados.

Mnuchin disse que o programa para pequenas empresas tem forte apoio bipartidário e está confiante de que o Congresso aprovará mais fundos, se necessário.

Ele também apoiou a ideia de fornecer subsídios de risco para enfermeiros, médicos e outros que estão respondendo à emergência de saúde causada pelo vírus, mas não deu detalhes.

Na segunda-feira, Trump disse que seu governo estava buscando assegurar o pagamento a funcionários da saúde que entraram em contato direto com o vírus.

Mnuchin disse que o pacote de resgate de 2,2 trilhões de dólares e outros 4 trilhões em liquidez fornecidos pelo Federal Reserve ajudarão o país a resistir às próximas oito a 12 semanas.

Por enquanto, disse, os Estados Unidos continuam sendo uma opção atraente para os investidores.

"Os investimentos nos EUA ainda são os melhores do mundo. E para investidores de longo prazo, é um ótimo momento para continuar investindo nos EUA", disse ele.