IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca e Congresso dos EUA acertam mais um pacote de US$500 bi por coronavírus

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca - LEAH MILLIS
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca Imagem: LEAH MILLIS

Susan Cornwell e Patricia Zengerle

21/04/2020 17h09

Líderes do Congresso dos Estados Unidos e da Casa Branca concordaram nesta terça-feira com mais um pacote de quase 500 bilhões de dólares para aliviar a economia na pandemia de coronavírus, e o presidente Donald Trump pediu que os parlamentares aprovem a medida rapidamente.

O acordo prevê 321 bilhões de dólares para um programa de empréstimos a pequenas empresas, 60 bilhões para outro programa de crédito de emergência também para pequenas empresas, 75 bilhões para hospitais e 25 bilhões para testes do coronavírus no país, afirmou um importante assessor republicano.

O Senado deve votar o plano ainda nesta terça, e a Câmara dos Deputados ainda nesta semana, provavelmente na quinta.

Líderes parlamentares haviam dito estar muito próximos de um acordo sobre leis para oferecer mais verbas a pequenas empresas, após um fundo de 350 bilhões ser consumido rapidamente.

O projeto de lei definido será quarta maior peça legislativa aprovada enquanto o governo federal busca aliviar os pesados efeitos econômicos e pessoais da pandemia que já matou mais de 42 mil americanos e deixou mais de 22 milhões sem emprego.

Trump pediu que os parlamentares ajam rapidamente. O presidente disse que novas negociações começam após a aprovação para mais medidas de alívio econômico, incluindo fundos para governos estaduais e locais que passam por perda de receita por conta do vírus, e projetos de infraestrutura que têm sido requisitados pelos democratas durante a crise.