IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moral de investidores alemães melhora com esperanças de recuperação econômica

19/05/2020 08h39

BERLIM (Reuters) - O sentimento dos investidores alemães melhorou muito mais do que o esperado em maio, à medida que as preocupações com o impacto da pandemia de coronavírus na maior economia da Europa diminuíam e as esperanças de recuperação no segundo semestre do ano aumentavam, mostrou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

A economia alemã está enfrentando sua recessão mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial, mesmo depois que as autoridades começaram a aliviar as medidas de bloqueio adotadas para conter a propagação da doença.

O instituto de pesquisa ZEW disse que sua pesquisa mensal mostrou que o sentimento econômico entre os investidores aumentou para 51,0, ante 28,2 em abril. Economistas esperavam uma leitura de 32,0.

"Está crescendo o otimismo de que haverá uma recuperação econômica a partir do verão (hemisfério norte)", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach, em comunicado.

Um indicador separado que mede a avaliação dos investidores sobre as condições atuais da economia caiu de -91,5 para -93,5. Analistas previam uma leitura de -88,0.

Os investidores esperam que a economia alemã volte a acelerar no quarto trimestre, disse Wambach, mas acrescentou que a recuperação provavelmente levará um tempo. "Somente em 2022 a produção econômica retornará aos níveis de 2019", acrescentou.

(Por Michael Nienaber)