Testes em unidades de JBS e BRF em Dourados revelam mais de 1.000 casos de Covid-19
Por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) - Testes em massa revelaram um surto de infecções por coronavírus em fábricas operadas pelas processadoras de alimentos JBS e BRF no Centro-Oeste do país, afirmou o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira, citando dados das próprias empresas.
Segundo o MPT, 1.075 empregados de uma fábrica de suínos da JBS testaram positivo para Covid-19 até 1º de julho, representam 30% dos testes processados até a data na unidade em Dourados.
Outros 85 trabalhadores também testaram positivo em uma planta de aves da BRF na cidade, onde a empresa emprega cerca de 1.500 pessoas.
A JBS testou 4.134 funcionários e 2.518 pessoas deram negativo para o coronavírus, enquanto 541 resultados estavam pendentes. A empresa emprega cerca de 4.300 pessoas em Dourados, epicentro do coronavírus no Mato Grosso do Sul, disse o MPT.
JBS, maior processadora de carne do mundo, disse em nota que adota um rigoroso protocolo de segurança em suas unidades e que opera em conformidade com portarias conjuntas do ministérios da Saúde, da Agricultura e da Economia.
A empresa disse ainda que a planta de Dourados tem 20 casos de colaboradores afastados em decorrência de teste positivo para Covid-19, acrescentando que eles seguem em monitoramento pela área de saúde da companhia até seu pronto restabelecimento.
A BRF, maior exportadora de carne de frango do mundo, disse que adota de forma voluntária um protocolo de aplicação de testes para Covid-19 em suas unidades, com o objetivo de preservar a saúde de seus colaboradores, seus familiares e da comunidade, e manter as operações de modo seguro.
Ambas as empresas tiveram fábricas temporariamente fechadas após surtos de Covid-19 em estados como o Rio Grande do Sul, com a perspectiva de mais fechamentos e possíveis restrições à exportação pairando no ar.
As empresas não comentaram o impacto na produção após o registro dos casos de Covid-19 em suas plantas em Dourados.
A JBS é uma das quatro produtoras brasileiras de carne a ter uma fábrica proibida de exportar para a China em meio a preocupações com infecções por coronavírus. O Ministério da Agricultura disse que está tentando reverter as proibições.
Os dados de testes da JBS, juntamente com um documento detalhando o plano de ação para conter o surto, também mostraram resultados dos testes por nacionalidade em Dourados.
O documento afirma que, além de trabalhadores brasileiros e indígenas, cidadãos haitianos, venezuelanos e paraguaios fazem parte da força de trabalho.
Os estrangeiros representam cerca de 20% dos funcionários da JBS lá e cerca de 20% deles testaram positivo para Covid-19, mostrou o documento.
Os testes em massa dos trabalhadores da JBS em Dourados começaram em 25 de maio, segundo o documento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.