IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China compra milho e soja dos EUA pelo 2º dia consecutivo

15/07/2020 11h43

CHICAGO (Reuters) - A China realizou novas compras de milho e soja dos Estados Unidos em meio a preocupações crescentes de que o principal comprador de produtos agrícolas norte-americanos poderia diminuir ritmo das importações após o presidente Donald Trump ter assinado uma ordem executiva que termina o tratamento econômico preferencial para Hong Kong.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) afirmou nesta quarta-feira que exportadores privados informaram que a China comprou 389 mil toneladas de soja e 132 mil toneladas de milho para entrega em 2020/21, ano comercial que começa em 1 de setembro.

Os acordos seguem um anúncio do USDA na terça-feira de que a China comprou 1,762 milhão de toneladas de milho, seu maior volume comprado em um só dia nos EUA, além de 129 mil toneladas de soja.

Na terça-feira, Trump ordenou o fim do status especial de Hong Kong para punir a China pelo que ele chamou de "ações opressivas" contra a ex-colônia britânica, levando Pequim a alertar sobre sanções retaliatórias.

(Reportagem de Mark Weinraub)