IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Daimler eleva previsão de lucro com chineses comprando mais carros de luxo

23/10/2020 10h03

FRANKFURT (Reuters) - A Daimler elevou sua previsão de lucro para 2020 nesta sexta-feira, depois que um salto recorde de 24% na demanda chinesa por seus carros da Mercedes-Benz aumentou as margens no terceiro trimestre, embora a empresa também tenha alertado que uma alta no número de infecções por Covid-19 dificultaram previsões.

No início desta semana, o presidente-executivo da Daimler disse que havia evidências empíricas de que famílias chinesas ricas, incapazes de gastar com caras viagens para a Europa durante a pandemia, estavam comprando bens de luxo de suas casa.

Beneficiando-se de preços mais altos e uma queda nos custos fixos, o retorno ajustado sobre as vendas da divisão de carros e vans da Mercedes-Benz aumentou para 9,4% no trimestre encerrado em setembro, ante 7% um ano antes, recuperando-se de menos 1,5% no segundo trimestre.

A montadora alemã disse que agora espera que o lucro do ano inteiro antes de juros e impostos (Ebit) se iguale aos níveis do ano passado, após prever anteriormente uma queda no lucro. Em 2019, o EBIT chegou a 10,3 bilhões de euros.

No terceiro trimestre, o Ebit ajustado da Daimler aumentou para 3,48 bilhões de euros, de 3,14 bilhões um ano antes.

As margens se recuperaram apesar do salto nas vendas dos menos lucrativos veículos híbridos e elétricos (EVs) para 45 mil unidades.

Para ajudar a compensar o lucro mais baixos de carros híbridos e elétricos, a Daimler cortou custos, com 2.000 funcionários concordando com uma demissão voluntária, disse a montadora.

As entregas de carros e vans da Mercedes Benz caíram 4% no trimestre, já que a pandemia continuou a pesar sobre a demanda, levando a Daimler a reiterar que espera que as vendas e receitas gerais de 2020 sejam significativamente menores do que no ano passado.

(Por Edward Taylor)