IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale diz que continuam negociações para acordo global de indenização por Brumadinho

Além dos 259 mortos pelo desastre em Brumadinho, outras 11 pessoas seguem desaparecidas - Douglas Magno / AFP
Além dos 259 mortos pelo desastre em Brumadinho, outras 11 pessoas seguem desaparecidas Imagem: Douglas Magno / AFP

23/10/2020 09h31

Após audiência conciliatória ocorrida ontem, no âmbito da ACP (Ação Civil Pública) referente ao desastre de Brumadinho (MG), a Vale afirmou nesta sexta-feira que continuam em andamento as negociações com o Estado e demais autores da ACP para um acordo global de indenização por danos coletivos e compensação para a sociedade e meio ambiente.

"O objetivo da Vale é alcançar um acordo estável para a execução das reparações e compensações, com a suspensão da referida ACP e de outros processos civis existentes", disse a companhia.

Mas a empresa pontuou que, "neste momento, não é possível estimar com segurança as condições ou prazos para conclusão das negociações em curso".

A companhia disse que nova audiência foi marcada para o dia 17 de novembro.

"A Vale reitera o seu compromisso com as ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem, que se iniciaram imediatamente após o ocorrido", declarou.

Na véspera, cerca de 150 pessoas integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) ocuparam a sede administrativa da mineradora Vale em Brumadinho, reivindicando a extensão do prazo do pagamento do auxílio emergencial para cerca de 100 mil pessoas.

Eles ainda protestaram contra alegadas falhas no fornecimento de água para as comunidades, sob o encargo da companhia desde o desastre em 2019. A Vale negou que tenha ocorrido problema na distribuição.