IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St salta em meio a avaliação de que eleição apertada nos EUA gerará impasse

04/11/2020 18h15

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos subiram e encerraram em alta nesta quarta-feira, à medida que a corrida presidencial permanecia nebulosa, mas a probabilidade de um impasse no Congresso deixava investidores otimistas de que grandes mudanças de políticas públicas seriam difíceis de serem implementadas.

Tanto o presidente Donald Trump quanto o candidato democrata Joe Biden têm a possibilidade de alcançar os 270 votos necessários do Colégio Eleitoral para vencer o pleito, conforme alguns Estados continuam contabilizando cédulas recebidas pelo correio.

Biden mantinha uma pequena vantagem em Wisconsin nesta quarta-feira, enquanto a campanha de Trump disse que havia entrado com um processo no Estado em uma tentativa de impedir a contagem de votos.

Uma vitória surpresa da senadora republicana Susan Collins no Maine diminuiu as esperanças dos democratas de que pudessem obter o controle do Senado dos EUA.

Os papéis que sobem mais que a média do mercado, atualmente compostos em grande parte por empresas de tecnologia, avançaram conforme investidores antecipavam que eles continuariam a ter performance superior a de companhias subprecificadas, que são atualmente compostas principalmente de papéis cíclicos, como de bancos e energia.

"Mesmo que Joe Biden ganhe a presidência, parece que teremos um Congresso dividido, então a oportunidade de ter mudanças significativas no nível fiscal é muito pequena, e é isso que está sendo precificado no fim da sessão do mercado hoje", disse David Joy, estrategista-chefe de mercado da Ameriprise Financial em Boston.

"Se vamos ter um tipo de ambiente econômico semelhante ao que tivemos, então vamos voltar a enfatizar a tentativa de encontrar ganhos em um ambiente de lucros relativamente escassos, retornando aos mesmos ganhadores de antes."

O Dow Jones subiu 1,34%, para 27.847 pontos, o S&P 500 ganhou 2,20%, para 3.443 pontos, e o Nasdaq valorizou-se 3,85%, para 11.590 pontos.