IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice hesita na abertura em sessão com vencimentos e Fed

16/12/2020 10h19

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista refletia certa hesitação na abertura desta quarta-feira, marcada por vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, tendo no radar desfecho da última reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos de 2020.

Às 10:04, o Ibovespa operava estável, a 116.149,80 pontos.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 1,34%, a 116.148,63 pontos, máxima de fechamento desde 19 de fevereiro, passando a mostrar performance positiva de 0,44% no ano.

A expectativa é de que Federal Reserve mantenha sua principal taxa de juros 'overnight' fixada perto de zero, em decisão que será conhecida às 16h (horário de Brasília) e seguida por fala do chairman Jerome Powell meia hora depois.

Investidores também esperam que o Fed ofereça primeiro vislumbre sobre como a vacina contra coronavírus mudou o cenário econômico dos Estados Unidos, e se empresas, trabalhadores e famílias precisam de mais ajuda do banco central.

No exterior, os preços do petróleo mostravam quedas discretas e o dólar recuava em relação a uma cesta de moedas, enquanto os futuros acionários nos EUA mostravam elevação, assim como as bolsas na Europa.

A B3 também divulgou nesta quarta-feira a segunda prévia do Ibovespa que irá vigorar nos primeiros quatro meses de 2021, na qual manteve a entrada de Copel, Eneva, JHSF e Unidas.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier, edição Alberto Alerigi Jr.)