IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bostic, do Fed, diz que "recalibragem" de compra de títulos pode ocorrer em 2021

04/01/2021 19h01

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) pode começar a reduzir suas compras mensais de ativos neste ano se a distribuição de vacinas contra o coronavírus impulsionar a economia como esperado, afirmou o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, nesta segunda-feira, o que representa uma perspectiva otimista para os próximos meses.

"Tenho a esperança de que em um tempo relativamente rápido possamos começar a recalibrar" os 120 bilhões de dólares em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas que o banco central dos EUA está adquirindo a cada mês, afirmou Bostic em entrevista à Reuters.

Em um comunicado de política monetária no mês passado, o Fed afirmou que manteria essas compras "até que progressos substanciais sejam feitos" para restaurar o pleno emprego da economia e elevar a inflação para a meta da autoridade monetária, de 2%.

Bostic disse que as próximas semanas serão "um pouco difíceis" para a economia, com a Covid-19 ainda propagando-se e qualquer mudança na política monetária do Fed estando fortemente atrelada a uma implementação bem-sucedida de uma vacina que contenha a pandemia.

(Reportagem adicional de Howard Schneider)