IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pazuello diz que situação de Manaus pode ser replicada no Norte e Nordeste

18/01/2021 18h41

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, alertou nesta segunda-feira que o agravamento da situação de Manaus --o qual citou o período chuvoso no Amazonas como uma das causas-- pode ser replicada no Norte e no Nordeste brasileiros e defendeu que o combate disso se dará com a vacinação contra Covid-19.

Em entrevista coletiva ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), Pazuello disse que é preciso estar preparado porque a segunda onda da doença está ocorrendo neste momento na Europa. Segundo ele, o inverno europeu que coincide com as chuvas intensas na Amazônia e em parte do Nordeste.

Segundo o ministro, a elevada umidade do ar em Manaus dificulta a respiração dos habitantes na região neste período.

"É por essa razão que nós temos o agravamento das síndromes respiratórias agudas graves no inverno de Manaus, no período chuvoso do Amazonas, que é o que estamos vivendo neste caso". disse.

"Isso sim pode se replicar para outras cidades agora do Norte e do Nordeste ao longo do ano e pode se replicar, quando nós chegarmos mais perto do inverno, para a região centro-sul nossa, sul do Centro-Oeste, Sudeste e Sul", completou.

Na coletiva no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que a vacina ajudará a combater essa dinâmica da doença. "Essa é a grande ação efetiva para segurar a pandemia", disse.

(Reportagem de Ricardo Brito)