PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

EXCLUSIVO-Iraque reduz oferta de petróleo a várias refinarias indianas em 2021, dizem fontes

22/01/2021 11h30

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - O Iraque reduziu o fornecimento anual de petróleo Basra a várias refinarias indianas em até 20% para 2021, disseram fontes da indústria, em um raro movimento do segundo maior produtor da Opep, que está tentando atender suas obrigações sob o acordo de produção do grupo.

O Iraque foi o principal fornecedor de petróleo para a Índia em 2020 e uma redução no fornecimento de petróleo bruto de Basra a longo prazo poderia corroer a participação de mercado de Bagdá no terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo.

A Iraq's Oil Marketing Company (SOMO) reduziu os volumes de 2021 de Basra para várias refinarias indianas entre 10% e 20%, disseram as fontes.

SOMO não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

"Nunca esperamos que o Iraque reduzisse os volumes. Podemos ter que buscar alternativas de como acessar os mercados spot", disse uma fonte de uma das refinarias indianas.

"Isso está acontecendo em um momento em que estamos nos preparando para aumentar as taxas de execução à medida que a demanda por combustível está se recuperando."

A SOMO disse aos refinadores indianos que reduziu os contratos anuais para todos os compradores asiáticos para compensar os maiores volumes produzidos no ano anterior, disse uma das fontes.

(Reportagem de Nidhi Verma; Reportagem adicional de Ahmed Rasheed em Bagdá)