IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro recua na China com queda na margem de siderúrgicas

27/01/2021 07h55

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China recuaram nesta quarta-feira, pressionados por preocupações com uma provável redução na produção de siderúrgicas atingidas por perdas devido aos elevados custos de produção e à fraca demanda.

Margens de lucro em baixa no maior produtor de aço do mundo podem forçar usinas a colocar suas instalações em manutenção, reduzindo a demanda por minério de ferro e outras matérias-primas, disseram analistas.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa chinesa de commodities de Dalian encerrou o pregão diurno com queda de 0,2%, a 1.041,50 iuanes (161,11 dólares) por tonelada, após ter chegado a tocar mais cedo uma mínima de duas semanas, de 1.015,50 iuanes.

Os preços spot do minério de ferro na China foram negociados na terça-feira a 167,50 dólares por tonelada, o menor nível desde 4 de janeiro, segundo a consultoria SteelHome.

A Sinosteel Futures escreveu em nota que, como resultado de um forte aumento nos custos de produção e de uma demanda fraca por aço, as companhias siderúrgicas no norte do país "já sofreram perdas em grande escala".

"A demanda por matérias-primas deve se deteriorar ainda mais no futuro próximo", afirmaram, citando o impacto de restrições na China para conter crescentes casos de Covid-19 e a chegada dos feriados de Ano Novo Lunar.

O vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai subiu 1,4%.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC