IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St avança com investidores de varejo se voltando para prata

01/02/2021 11h38

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta segunda-feira, após forte liquidação na semana passada, à medida que uma reorientação do foco de investidores de varejo para a prata elevava ações de mineração, enquanto agentes de mercado monitoravam o progresso nas negociações sobre estímulo econômico.

Nove dos 11 principais setores do S&P avançavam, com tecnologia à frente dos ganhos. Energia e consumo básico <.SPLRCS, por outro lado, estavam na ponta de baixo.

O ETF iShares Silver Trust saltava 9,3%, com a prata superando 30 dólares a onça pela primeira vez desde 2013. Um exército de operadores de varejo comprava de maneira frenética o metal após apostar bilhões de dólares em ações na semana passada.

As mineradoras de prata Hecla Mining Co, Coeur Mining Inc e Wheaton Precious Metals Corp subiam entre 5,5% e 35%.

"É apenas uma recuperação de alívio após o declínio acentuado da sexta-feira", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities, em Nova York.

O índice de volatilidade da CBOE caía nesta segunda-feira ante máximas em três meses alcançadas na semana passada, em meio a uma disparada nas ações de GameStop Corp, AMC Entertainment Holdings e outras empresas. O salto desses papéis provocou grandes perdas em fundos hedge que apostaram contra as companhias. GameStop caía cerca de 18% nesta segunda, enquanto AMC subia mais 8%.

As oscilações violentas nas chamadas ações "meme" dominaram o noticiário de Wall Street na semana passada.

Do lado dos balanços, das 184 empresas do S&P 500 que relataram resultados, 84,2% superaram as expectativas de analistas, bem acima da taxa de 75,5% nos últimos quatro trimestres, de acordo com dados da Refinitiv.

O foco agora se volta para os números trimestrais de Amazon.com Inc e de Alphabet Inc (controladora do Google), que serão divulgados na terça-feira e concluirão a safra de balanços de empresas do grupo FAANG.

O presidente dos EUA, Joe Biden, se reunirá com dez senadores republicanos moderados nesta segunda-feira para discutir proposta de reduzir o abrangente pacote de ajuda de 1,9 trilhão de dólares, enquanto democratas se preparam para aprovar no Congresso o texto do projeto sem apoio republicano.

Às 12:51 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,36%, a 30.090 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,828703%, a 3.745 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 1,34%, a 13.245 pontos.

(Por Devik Jain e Medha Singh)