IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chinesa citada pelo governo do RJ nega interesse no leilão da Cedae

15.jan.2020 - Vista do prédio da Cedae, no Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/AFP
15.jan.2020 - Vista do prédio da Cedae, no Rio de Janeiro Imagem: Mauro Pimentel/AFP

04/02/2021 20h28

Uma das empresas citadas pelo governo do Rio de Janeiro como potencial interessada no leilão de concessão da na estatal fluminense de água e esgoto, Cedae, informou nesta quinta-feira que não pretende participar do certame programado para abril.

"A CCCC (China Communications Construction Company) não irá participar do leilão", afirmou a companhia chinesa por meio de sua assessoria de imprensa.

A também chinesa State Grid informou que não pretende disputar o certame, mas que não se manifestaria por sua matriz.

"O core business da State Grid é a transmissão de energia e o desenvolvimento de novas fontes de energia. A empresa não tem interesse em outros setores", disse a empresa.

Na segunda-feira, o governo do Estado afirmara que ao menos 15 grupos haviam manifestado interesse na Cedae, incluindo as chinesas China Gezhouba (CGGC), CCCC e State Grid, além da sul-coreana GSI Inima, a gestora de fundos Vinci Partners e o fundo de pensão Canadian Pension Plan Investment Board.

Além disso, as empresas que agendaram visitas técnicas incluíam Aegea Saneamento, Arcadis, BRK Ambiental, Conen Engenharia, Encibra, Equatorial Energia, Esse Engenharia, Iguá Saneamento e Águas do Brasil.

O valor da outorga pela Cedae foi fixado em cerca de 10,6 bilhões de reais. A estimativa é que a concessão da Cedae gere uma taxa interna de retorno de quase 11%.

Pelo modelo desenhado, a Cedae será dividida em quatroblocos, com dois deles indo a leilão. Uma mesma empresapoderá levar as duas áreas desde que demonstre capacidadeeconômica e financeira.

Trinta e cinco cidades das mais de 60 que estão na área deatuação da estatal aderiram ao modelo e outras cinco tentam ingressar na concessão. Ao todo, cerca de 13 milhões dosmais de 16 milhões de moradores do Estado vivem nas cidades queaderiram à concessão das áreas da empresa.

A concessão engloba as áreas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da Cedae. Os negócios de captação e tratamento de água continuarão com o braço estatal da empresa, que venderá água para o concessionário que vencer o leilão.

Os preparativos para a concessão ocorrem em meio a uma novacrise no fornecimento de água da Cedae à população. Pelo segundo ano, a proliferação de uma alga, geosmina, tem prejudicado a qualidade da água distribuída pela companhia.