IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia desacelera em janeiro e BofA vê 1º tri ainda mais fraco

Economia desacelera em janeiro e BofA vê 1º tri ainda mais fraco -                                 Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Economia desacelera em janeiro e BofA vê 1º tri ainda mais fraco Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

09/02/2021 16h39

Um indicador do Bank of America que acompanha o ritmo da atividade econômica do Brasil desacelerou em janeiro, dando sequência a sinais de fraqueza observados já em dezembro e levando a expectativa de queda ainda mais forte do PIB neste primeiro trimestre.

O "tracker" do banco privado caiu a 1,39 ponto em janeiro, de 1,59 ponto em dezembro, com o fim do auxílio emergencial e a segunda onda de Covid-19.

Assim, o BofA passou a esperar contração de 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) no período entre janeiro e março sobre o último trimestre de 2020. Antes, a expectativa era de retração de 1,0%. Para 2021, o BofA projeta crescimento de 3,0% do PIB.

"A segunda onda de Covid que começou em dezembro e se estendeu até janeiro trouxe mais restrições de mobilidade e aumenta o risco de um crescimento mais fraco do PIB no primeiro trimestre. Um programa de ajuda do governo é provável, mas muito mais limitado em comparação com o de 2020", disseram Ana Madeira, David Beker e Kenneth Tsu no documento.