IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Furnas, da Eletrobras, confirma ex-ONS como novo diretor de Operação

10/02/2021 09h51

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal Furnas, subsidiária da Eletrobras, informou que terá como novo diretor de Operação e Manutenção o engenheiro eletricista Francisco Arteiro, ex-diretor de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A divulgação da companhia, na noite de terça-feira, confirmou reportagem publicada mais cedo pela Reuters, com informações de fontes, segundo a qual Arteiro havia sido empossado no cargo.

Em nota, Furnas destacou que Arteiro possui 35 anos de experiência no setor elétrico e participou da fundação do ONS, órgão responsável por gerenciar o acionamento de usinas e o trânsito da energia por linhas de transmissão para atendimento à demanda.

Arteiro é formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica, com pós graduação em Otimização do Sistema Elétrico de Potência pela Universidade Estadual de Campinas e MBA em Energia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A nomeação do executivo, de perfil técnico, vem em momento em que o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., prepara sua saída da companhia após cerca de quatro anos e meio no cargo.

Ferreira informou no final de janeiro que deixará a Eletrobras após receber um convite para presidir a BR Distribuidora a partir de meados de março. Ele disse que a perda de tração da proposta do governo de privatizar a elétrica ajudou em sua decisão.

Em meio a preocupações de analistas quanto a possíveis indicações políticas para a estatal após a saída do CEO, a Eletrobras informou que seu conselho determinou a contratação de uma consultoria especializada para assessorar o processo de seleção e eleição de um novo presidente.

(Por Luciano Costa)