IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Araújo e Salles discutem combate ao desmatamento com enviado dos EUA para clima

17/02/2021 20h43

(Reuters) - Os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tiveram nesta quarta-feira uma reunião virtual com o enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, na qual discutiram a possibilidade de cooperação e diálogo entre os dois países na área de mudança do clima e de combate ao desmatamento.

Sem dar mais detalhes, o Itamaraty informou em nota que ficou acertado o aprofundamento do diálogo bilateral nessas áreas, "com processo estruturado em encontros frequentes, em busca de soluções sustentáveis e duradouras aos desafios climáticos comuns".

"Hoje tivemos uma importante reunião com o secretário John Kerry", disse Salles em um vídeo.

"Tratamos das questões de mudança de clima, Amazônia e COP. Para além disso tratamos também da reunião que vai ter lugar em Washington do chamado Earth Summit", acrescentou. "Importante assunto, porque é a parceria que nós vamos estabelecer com o governo que se inicia dos Estados Unidos para tratar dos diversos temas."

Durante a corrida à Casa Branca, o atual presidente norte-americano, Joe Biden, criticou a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro para a Amazônia e chegou a dizer que poderia impor sanções ao Brasil se a situação não melhorasse.

Depois de rebater as críticas de Biden na época, Bolsonaro enviou uma carta ao presidente norte-americano no dia de sua posse afirmando que o Brasil está pronto para seguir com a parceria para proteção do meio ambiente, em especial da Amazônia.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)