PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Exportações alemãs registram alta inesperada por comércio com China

09/03/2021 08h26

BERLIM (Reuters) - As exportações alemãs avançaram inesperadamente em janeiro, impulsionadas pelo comércio robusto com a China, em um início de ano positivo para os produtores na maior economia da Europa.

As exportações com ajuste sazonal saltaram 1,4% no mês, após alta revisada para cima de 0,4% em dezembro, informou o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha nesta terça-feira. As importações caíram 4,7%, após ficarem estáveis no mês anterior.

Uma pesquisa da Reuters apontava queda de 1,2% nas exportações e de 0,5% nas importações. O salto de 1,4% nas exportações em janeiro superou em muito até mesmo a previsão mais otimista.

O superávit comercial subiu para 22,2 bilhões de euros. No ano, as exportações para a China cresceram 3,1%. As exportações para os demais países da União Européia caíram 6,0% no ano, enquanto as remessas para o Reino Unido despencaram 29% e as para os Estados Unidos caíram 6,2%.

Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank, descreveu o avanço geral nas exportações como "uma surpresa extremamente positiva", e espera crescimento adicional.

(Por Paul Carrel e Rene Wagner)

PUBLICIDADE