IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CORREÇÃO-Petroleira BP fecha compra de energia eólica por 15 anos com Casa dos Ventos

15/03/2021 15h42

(Corrige nome do projeto para "Rio do Vento", e não "Rei do Vento", no 2º parágrafo)

SÃO PAULO, 15 Mar (Reuters) - A petroleira britânica BP assinou contrato de 15 anos de duração para compra de energia eólica junto à desenvolvedora brasileira de projetos renováveis Casa dos Ventos, informaram as empresas em comunicado nesta segunda-feira.

O acordo, que prevê fornecimento a partir de 2023, foi celebrado com a unidade local de comercialização de energia da BP e prevê a entrega a ela da produção do complexo eólico Rio do Vento, atualmente em construção pela Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte.

A BP Comercializadora de Energia atua no mercado livre de eletricidade, ambiente em que empresas com grande consumo, como indústrias, podem negociar diretamente seus contratos de suprimento com fornecedores.

"Nosso forte balanço financeiro e classificação de crédito nos permitem fornecer energia de várias fontes a preços competitivos. O contrato com a Casa dos Ventos demonstra o compromisso de longo prazo da BP com o Brasil e o nosso foco na transição energética", disse em nota o chefe de originação de energia da BP, Felipe Quaresma.

BP e Casa dos Ventos não citaram os volumes envolvidos na operação anunciada nesta segunda-feira.

O complexo eólico da Casa dos Ventos no Rio Grande do Norte terá capacidade instalada superior a 1 gigawatt, segundo a empresa.

A desenvolvedora já havia anunciado anteriormente contratos para a venda de energia eólica a companhias incluindo Braskem, Tivit e Anglo American, entre outras.

(Por Luciano Costa)