IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Biden enfrenta ceticismo republicano sobre pacote de infraestrutura

Biden enfrenta ceticismo republicano sobre pacote de infraestrutura - Jonathan Ernst/Reuters
Biden enfrenta ceticismo republicano sobre pacote de infraestrutura Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

12/04/2021 11h52

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode se ver sob pressão nesta segunda-feira para provar seu muito elogiado interesse em trabalhar com os republicanos no Congresso, enquanto os parlamentares voltam do recesso legislativo para tratar da proposta presidencial de 2,3 trilhões de dólares para melhorar a infraestrutura dos EUA.

O presidente democrata parece estar perdendo capital político com um grupo de republicanos do Senado, incluindo Susan Collins e Mitt Romney, que podem representar sua melhor chance de promulgar uma legislação com apoio de ambos os partidos.

O partido de Biden detém pequena maioria na Câmara dos Deputados e no Senado, o que significa que ele não pode se dar ao luxo de perder votos democratas. Isso tem encorajado democratas moderados como o senador Joe Manchin, que tem influência destacada sobre o destino das prioridades legislativas de Biden.

Biden, que esteve no Senado por 36 anos, tem repetido seu interesse em colaborar com os republicanos desde que se tornou presidente em janeiro. Ele deve receber republicanos e democratas de ambas as câmaras na Casa Branca às 14h45 (horário de Brasília) para discutir um caminho a seguir para o projeto de infraestrutura.

Mas Biden pode esperar uma recepção cética de dez republicanos do Senado que estiveram com o presidente para discussão sobre o pacote de alívio à Covid-19, em fevereiro, apenas para terem seus apelos para encolher o pacote rejeitados. Depois, os democratas usaram uma ferramenta legislativa especial para aprovar seu projeto de lei de 1,9 trilhão de dólares sem o apoio republicano.

O pacote de infraestrutura proposto por Biden por si só é difícil de vender para os republicanos. Eles se opõem às disposições que tratam da mudança climática e estimulam os serviços sociais, bem como a uma proposta para aumentar os impostos corporativos que foram reduzidos na lei de 2017 do ex-presidente republicano Donald Trump.

O senador democrata Chris Coons, um dos aliados mais próximos de Biden no Congresso, disse que vários republicanos do Senado poderiam estar dispostos a apoiar um imposto mais alto sobre a gasolina e um tributo rodoviário sobre veículos elétricos para financiar a infraestrutura.

Mas os principais democratas não mostram nenhum sinal de vontade de ceder em alguns termos na proposta de Biden.

"Sempre, na legislação, você sempre ouve e sempre verá onde pode encontrar um terreno comum, mas você tem que pensar grande. Você não pode pensar pequeno quando estamos falando sobre a grandeza da América", disse a presidente da Câmara, Nancy. Pelosi, que pretende aprovar o pacote de Biden até 4 de julho.