Parlamentares desconfiados da UE apoiam acordo comercial com Reino Unido
Por Philip Blenkinsop
BRUXELAS (Reuters) - O Parlamento Europeu apoiou de forma esmagadora o acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia, eliminando o último obstáculo para sua ratificação, mas expressando clara desconfiança em relação ao governo britânico.
Os parlamentares da UE aprovaram o acordo de comércio e cooperação por 660 votos a cinco, com 32 abstenções, anunciou o Parlamento nesta quarta-feira, um dia após a votação.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que acolheu calorosamente a votação.
A aprovação do Parlamento põe fim a mais de quatro anos de negociações e debates amargos após o Reino Unido encerrar 47 anos de adesão à UE, mas a desconfiança persiste.
Os parlamentares também votaram massivamente a favor de uma resolução anexa, na qual descrevem o Brexit como um "erro histórico".
O texto falava do escopo limitado do acordo comercial, com as oportunidades para a economia britânica -- amplamente baseada em serviços -- "amplamente reduzidas".
Os parlamentares condenaram a mudança unilateral do Reino Unido sobre o comércio com a Irlanda do Norte e instaram a Comissão a prosseguir com ação legal.
Eles também alertaram a União Europeia para que fique vigilante em relação às ações britânicas no que diz respeito a tributação, lavagem de dinheiro e acesso dos barcos de pesca da UE às suas águas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.