IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria do Brasil tem em abril mínima em 8 meses em meio a incertezas, diz FGV

Imagem meramente ilustrativa; Índice de Confiança da Indústria caiu 0,7 ponto no mês e foi a 103,5 pontos, nível mais baixo desde agosto de 2020  - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa; Índice de Confiança da Indústria caiu 0,7 ponto no mês e foi a 103,5 pontos, nível mais baixo desde agosto de 2020 Imagem: Getty Images

Camila Moreira

Em São Paulo

29/04/2021 08h32

A confiança da indústria no Brasil recuou pelo quarto mês seguido em abril e chegou ao nível mais baixo em oito meses em meio a uma série de incertezas em torno da situação atual, segundo os dados da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgados hoje.

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) caiu 0,7 ponto no mês e foi a 103,5 pontos, nível mais baixo desde agosto de 2020 (98,7 pontos).

"O ritmo lento do processo de vacinação, a desvalorização do real e a escassez de insumos enfrentada por alguns setores criam um ambiente de incerteza que favorece a piora da situação corrente e a manutenção de expectativas cautelosas", explicou a economista da FGV Ibre Claudia Perdigão.

O ISA (Índice de Situação Atual) teve queda de 1,4 ponto em abril e foi a 110 pontos, nível mais fraco desde setembro de 2020 (107,3 pontos).

Já o IE (Índice de Expectativas), indicador das perspectivas para os próximos meses, perdeu 0,2 ponto, a 96,9, menor patamar desde julho de 2020 (90,5 pontos).

"O estabelecimento dos programas de manutenção do emprego e auxílio às empresas poderá colaborar para a recuperação das expectativas para o início do próximo semestre", completou Perdigão.

O governo editou nesta semana medida provisória prevendo a renovação do programa BEm, de apoio ao emprego formal, com custo estimado de R$ 9,98 bilhões, valor que será coberto por um crédito extraordinário aberto por uma segunda MP.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ainda que o governo anunciará em breve a reedição do Pronampe, voltado para micro e pequenas empresas.