PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

BC da Rússia treina corretoras para identificar transações duvidosas

26/05/2021 11h20

Por Elena Fabrichnaya e Andrey Ostroukh

MOSCOU (Reuters) - O banco central russo está treinando corretoras para identificar transações duvidosas a fim de evitar movimentos artificiais de preços em meio a um rápido aumento no número de investidores do varejo, disse Valeriy Lyakh, chefe do departamento do banco para combate à má conduta do mercado.

O banco central, que já bloqueou algumas contas de corretagem para impedir a violação das leis de manipulação do mercado, está trabalhando para evitar oscilações que possam ser causadas por ações organizadas de investidores do varejo.

Embora não seja a missão do banco central como regulador detectar e punir players com contas pequenas que violam as regras do mercado, o banco está trabalhando com corretoras para evitar negociações irregulares nas fases iniciais, disse Lyakh em entrevista à Reuters.

"É natural que alguém vá lá (para o mercado de ações) não só para ganhar dinheiro, mas para jogar, ter alguma adrenalina. Nossa tarefa é não permitir que tais jogadores afetem o mercado, que o desestabilizem e o arruínem", acrescentou Lyakh.

(Por Andrey Ostroukh)