IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo estuda proibir cobrança de ICMS sobre taxa extra na conta de luz, diz Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro criticou cobrança de ICMS por estados - Getty Images/iStock
Presidente Jair Bolsonaro criticou cobrança de ICMS por estados Imagem: Getty Images/iStock

Por Eduardo Simões

11/08/2021 11h26Atualizada em 11/08/2021 16h09

(Reuters) - O governo federal está estudando a elaboração de uma proposta que proíba os estados a cobrarem ICMS sobre a bandeira tarifária da conta de luz, disse hoje o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante cerimônia de assinatura de medida provisória que permite a venda direta de etanol para postos de combustíveis.

Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que o Brasil vive uma das mais severas crises hídricas da sua história, o que levou à adoção da bandeira vermelha na conta de luz, que encarece a tarifa. Ao mesmo tempo, no entanto, ele criticou governadores, afirmando que eles cobram ICMS, imposto de competência estadual, sobre a bandeira tarifária.

Bolsonaro também voltou a insistir na defesa de uma proposta que enviou ao Congresso sobre a cobrança de ICMS sobre combustível, afirmado ter reduzido tributos federais.

O presidente também colocou sobre os impostos estaduais a culpa pelo alto preço do gás de cozinha, apesar de a Petrobras ter aumentado o preço do produto em 35% neste ano.

Bolsonaro voltou a dizer que a população precisa saber quem são os responsáveis pela elevação dos preços.