PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Confiança empresarial da Alemanha cai em meio a gargalos e salto nos casos de Covid

25/08/2021 08h46

Por Rene Wagner e Paul Carrel

BERLIM (Reuters) - O sentimento empresarial da Alemanha caiu pelo segundo mês consecutivo em agosto, com gargalos na oferta e salto nos casos de Covid-19 levando as empresas a adotarem visão mais sombria sobre os próximos meses na maior economia da Europa, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima empresarial ficou em 99,4, abaixo da expectativa de analistas consultados pela Reuters de leitura de 100,4 e abaixo do resultado revisado para baixo de julho, de 100,7.

"O clima na economia alemã está nublado novamente", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado. "Gargalos na oferta de bens intermediários na manufatura e preocupações com o aumento do número de infecções estão pressionando a economia."

O economista do Ifo Klaus Wohlrabe disse à Reuters que as perspectivas para os próximos meses são motivo de preocupação, já que 70% das empresas industriais consultadas reclamaram de gargalos na cadeia de abastecimento.

Carsten Brzeski, economista do ING, disse que a leitura do Ifo aponta para perda de ímpeto econômico no segundo semestre do ano.

PUBLICIDADE