IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia da China está pronta para crescer cerca de 5,5%, diz assessor do gabinete

21/01/2022 09h17

Por Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A China será capaz de alcançar um crescimento econômico de cerca de 5,5% em 2022, disse um assessor do gabinete do governo nesta sexta-feira, fazendo uma previsão mais otimista do que a esperada pelos mercados, já que dados recentes apontam para uma perda de força.

A segunda maior economia do mundo arrefeceu ao longo do ano passado e enfrenta vários obstáculos, com a desaceleração imobiliária prejudicando o investimento e os esforços da China para conter os casos locais da variante Ômicron do coronavírus pesando sobre o consumo.

Os comentários desta sexta-feira de Zhu Guangyao, ex-vice-ministro das Finanças, são mais otimistas do que os de economistas privados.

Pesquisa da Reuters com analistas, publicada em 13 de janeiro, prevê que a economia chinesa crescerá 5,2% em 2022.

O governo chinês divulgará a meta de crescimento para 2022 na abertura da reunião anual do Parlamento, que acontece em março.

"Estou confiante de que o crescimento econômico da China será de cerca de 5,5% em 2022", disse Zhu em coletiva de imprensa, acrescentando que a taxa de potencial crescimento econômico está estimada em 5 a 6%.

(Reportagem de Kevin Yao)