IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes: Democracia é barulhenta, mas resultados são 'revolução silenciosa'

Guedes destacou indicadores econômicos no G20, como a geração de 3 milhões de empregos formais em 2021 - Antonio Molina/Folhapress
Guedes destacou indicadores econômicos no G20, como a geração de 3 milhões de empregos formais em 2021 Imagem: Antonio Molina/Folhapress

Bernardo Caram

Reuters, Brasília

17/02/2022 14h19

Em apresentação durante reunião do G20, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que os resultados econômicos obtidos pelo atual governo são uma "revolução silenciosa", voltando a ponderar que a democracia brasileira é "barulhenta".

O encontro de ministros de Finanças e chefes de bancos centrais acontece em Jacarta, na Indonésia. O ministro, que permanece em Brasília, gravou um vídeo para ser exibido na reunião.

"A democracia brasileira é barulhenta, todos nós devemos concordar, mas este governo alcançou resultados que, dada a pandemia global, não são nada menos que uma revolução silenciosa", disse.

Guedes destacou indicadores econômicos do país. Segundo ele, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2020 foi menor do que as estimativas de organismos internacionais e a recuperação da atividade em 2021 colocou o Brasil entre os oito países do G20 que conseguiram recuperar o nível observado antes da pandemia.

O ministro ressaltou que o país gerou três milhões de empregos formais e seis milhões de vagas informais em 2021, também atingindo nível de desemprego mais baixo do que no início da pandemia. Ele ainda mencionou a redução dos gastos do governo e do déficit fiscal.

De acordo com Guedes, o país manteve a agenda de reformas, aprovando a independência do Banco Central, um novo marco de start-ups e a nova lei de falências, além de medidas regulatórias nas áreas de saneamento e telecomunicações.

"O investimento privado será a fonte de crescimento sustentável", disse.

Guedes ainda afirmou que o Brasil mantém compromissos firmados no acordo de Paris e na Cop-26, além de lançar um programa de crescimento verde.