IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE aprova novas sanções contra Belarus por invasão da Ucrânia pela Rússia

Segundo comunicado da Presidência da França, setores a serem atingidos pelas sanções são os de madeira, aço e potássio - Getty Images
Segundo comunicado da Presidência da França, setores a serem atingidos pelas sanções são os de madeira, aço e potássio Imagem: Getty Images

John Chalmers

Em Bruxelas (Bélgica)

02/03/2022 09h46Atualizada em 02/03/2022 09h50

Diplomatas da União Europeia aprovaram novas sanções contra Belarus por seu apoio na invasão da Ucrânia pela Rússia, disse a Presidência francesa da UE hoje.

As sanções atingirão "alguns setores econômicos, em particular madeira, aço e potássio", segundo o comunicado.

Uma autoridade do bloco disse nesta semana que um dos objetivos das novas sanções a Minsk é interromper as exportações de quaisquer outros produtos bielorussos para a UE, além daqueles já sujeitos às sanções da União Europeia impostas depois que o presidente Alexander Lukashenko reprimiu protestos após as eleições em agosto de 2020.

"Estas medidas serão publicadas no Diário Oficial da UE para entrada em vigor", disse a Presidência no comunicado, sem indicar o momento exato da publicação.

Espera-se que algumas das sanções fechem lacunas das medidas restritivas existentes.

A UE já está proibindo as exportações de potássio de Belarus, um fertilizante feito de potássio e derivados de petróleo.

Mas diplomatas disseram que Belarus ainda exporta potássio à UE via Ucrânia e também aumentou exportações para a União Europeia de derivados de petróleo obtidos a partir do carvão.