Santander Brasil tem lucro em linha com estimativas no 1º tri; provisões aumentam
Por Gabriel Araujo
(Reuters) - O Santander Brasil reportou nesta terça-feira um lucro líquido em linha com as expectativas do mercado para o primeiro trimestre de 2022, com leve alta de 3,2% em relação aos três meses anteriores, mesmo após as provisões para perdas com empréstimos avançarem 24,9% no período.
A unidade local do banco espanhol Santander registrou um lucro líquido de 4,005 bilhões de reais no trimestre, 1,3% superior a igual período do ano passado, frente a uma projeção média de 4,026 bilhões de reais de analistas consultados pela Refinitiv.
O Santander Brasil disse que as provisões para créditos de liquidação duvidosa atingiram 4,612 bilhões de reais, alta de 45,9% na comparação anual.
Alguns analistas esperavam resultados entre fracos a estáveis, com o Goldman Sachs mencionando "sinais modestos de deterioração na qualidade dos ativos" em uma prévia. Já o Bank of America destacou que os ganhos do Santander vinham crescendo abaixo dos de outros bancos privados brasileiros que negociam em múltiplos semelhantes.
A carteira de crédito do Santander avançou 7,2% na base anual, para 455,16 bilhões de reais, superando um crescimento de 3,8% da margem financeira bruta em meio ao aumento da taxa de juros no Brasil. Ambos os indicadores tiveram recuo de cerca de 1,5% em relação ao trimestre anterior.
"Nossa qualidade da carteira de crédito permanece em níveis controlados, apresentando a deterioração já esperada da inadimplência, dado o cenário macroeconômico e alinhado ao volume e mix da originação", disse em nota o diretor financeiro do Santander Brasil, Angel Santodomingo.
O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do banco, um indicador de rentabilidade, atingiu 20,7%, alta de 0,6 ponto percentual frente aos três meses anteriores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.