Lira: governo pode vender ações para deixar de ser majoritário na Petrobras
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira que o governo federal pode, por meio de um projeto de lei enviado ao Congresso e em uma discussão rápida, vender as ações que têm da Petrobras e deixar de ser o sócio majoritário da estatal petrolífera.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Lira aventou essa possibilidade após ter sido questionado sobre o avanço de uma proposta no Legislativo para privatizar a Petrobras.
O presidente da Câmara, que repetiu duras críticas à estatal em meio aos reajustes constantes nos preços dos combustíveis e aos elevados lucros da empresa, indicou que uma privatização não deve ocorrer neste ano.
Ele questionou se seria possível, em um país polarizado como está o Brasil, votar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para a privatização da Petrobras. Segundo ele, o tempo talvez seja inadequado e muito curto.
A elevação constante dos preços dos combustíveis tem sido o principal motor para a alta da inflação, que está em 12% no acumulado em 12 meses, e tem sido uma pedra no sapato do presidente Jair Bolsonaro, afetando sua popularidade a cinco meses das eleições, quando ele tentará obter um novo mandato. Lira é um dos principais aliados do presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.