PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Recomendação de requisitos de capital mais baixos em relatório do G20 desagrada Banco Mundial, dizem fontes

15/07/2022 08h42

Por Andrea Shalal e Stefanno Sulaiman

NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - O Banco Mundial está tentando bloquear a divulgação de um relatório preparado para o Grupo dos 20 de grandes economias que pede a redução dos requisitos de capital do órgão credor de forma a aumentar sua capacidade de empréstimo, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto.

Os autores do relatório independente --que deve ser divulgado nos bastidores de uma reunião de autoridades financeiras do G20 na Indonésia nesta semana-- acreditam que as mudanças liberariam fundos muito necessários para os países mais pobres, num momento em que a inflação elevada está dificultando a capacidade dos países ricos de aumentar gastos no exterior.

Mas o Banco Mundial e outras instituições multilaterais de desenvolvimento não querem que o relatório seja publicado, disseram as fontes à Reuters, já que o texto inclui recomendações para facilitar os requisitos da adequação de capital.

O Banco Mundial há muito rejeita qualquer movimento para ajustar seus rígidos requisitos de capital, dizendo que isso enfraqueceria sua posição nos mercados de capitais, comprometeria sua classificação AAA e limitaria sua capacidade de levantar fundos para emprestar a países pobres.

Um porta-voz do Banco Mundial disse que a instituição estava "avaliando" as recomendações do relatório.

O relatório, preparado por economistas e especialistas em desenvolvimento para o G20, inclui recomendações que exigiriam mudanças nas estruturas administrativas de bancos multilaterais, disse uma das fontes. Algumas mudanças levariam mais tempo para serem implementadas, enquanto outras podem "mudar o jogo no curto prazo", disse uma segunda fonte, sem fornecer detalhes.

A Reuters não revisou o relatório de forma independente.

Uma terceira fonte disse que mudanças são claramente necessárias, em meio à miríade de desafios sobrepostos que a economia global enfrenta e que exigem recursos maciços para serem resolvidos.