Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

United Airlines tem lucro abaixo do esperado no 2° tri com pressão de custos

20/07/2022 18h41

Por Rajesh Kumar Singh

CHICAGO (Reuters) - A United Airlines anunciou nesta quarta-feira lucro trimestral abaixo do esperado pelo mercado, dado que a crescente demanda por viagens não compensou custos operacionais maiores.

A empresa aérea reportou lucro ajustado de 1,43 dólar por ação no trimestre fechado em junho, ante previsão de analistas de 1,95 dólar, segundo dados compilados pela Refinitiv.

As ações da empresa caíam 6,5% nas negociações pós-mercado.

A United havia registrado apenas um trimestre lucrativo desde o início da pandemia, o encerrado em setembro de 2021, impactado por ajuda do governo federal.

As empresas aéreas norte-americanas estão tendo a melhor temporada de viagens de verão (no Hemisfério Norte) em três anos, uma vez que mais pessoas retomam atividades regulares, incluindo férias. O tráfego internacional e a demanda de viagens corporativas também estão em recuperação, tornando o segundo trimestre lucrativo para a maioria das operadoras.

Porém, a escassez de mão de obra forçou a redução de voos pelas empresas, tornando-as incapazes de atender totalmente à demanda por viagens. As despesas operacionais aumentaram juntamente com os custos de combustível.

Os custos excluindo combustíveis da United aumentaram 17% no trimestre ante mesmo período de 2019. A empresa espera uma elevação semelhante no terceiro trimestre.

Já o custo de combustível subiu 45% em relação ao trimestre anterior. A projeção é que este trimestre seja mais moderado.

A United disse que espera ter lucro neste ano, apesar das preocupações de que tarifas aéreas mais altas, inflação persistentemente elevada e taxas de juros crescentes possam prejudicar os gastos com viagens no segundo semestre.

"Embora a empresa preveja que a economia desacelerará no curto e médio prazo, a contínua recuperação da pandemia está mais do que compensando revezes econômicos – levando à receita esperada e à aceleração dos lucros", disse a United.

A United estima que a receita total por milha de assento disponível aumente de 24% a 26% no trimestre até setembro ante mesmo período de 2019, com margem operacional ajustada de 10%.

(Por Rajesh Kumar Singh)