Desinvestimento da Petrobras em Albacora está suspenso, dizem fontes
Por Gram Slattery
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os esforços da Petrobras para vender o campo de Albacora ao produtor independente de petróleo e gás PRIO pararam, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto, o que pode marcar o fim de cinco anos de grandes vendas de ativos pela estatal brasileira.
Em abril, a PRIO, anteriormente chamada PetroRio, anunciou que estava comprando o campo petrolífero de Albacora Leste da Petrobras por 2,2 bilhões de dólares. Ambas as empresas há muito reconhecem que as negociações estão em andamento para o campo adjacente, conhecido simplesmente como Albacora.
A Reuters informou anteriormente que os dois lados lutaram para chegar a um valor justo pelo Albacora. Mas nas últimas semanas, essas conversas foram efetivamente interrompidas, disseram as pessoas, que pediram anonimato para falar sobre assuntos confidenciais.
Uma das pessoas, com conhecimento dos planos da PRIO, disse que a turbulência na gestão da Petrobras afetou as negociações para pior. A empresa estatal teve quatro CEOs este ano e seu conselho deve ser substituído em uma assembleia de acionistas em agosto. Até lá, disse a pessoa, as negociações estão congeladas.
A mesma fonte acrescentou que o negócio não está morto, e a PRIO está otimista de que as discussões vão avançar novamente quando um novo conselho da Petrobras for instalado.
O site do setor PetroleoHoje informou esta semana que a Petrobras havia retirado a Albacora de sua carteira de desinvestimentos.
A Petrobras negou isso, dizendo em comunicado ao mercado que "não houve decisão de suspender o processo de desinvestimento". A empresa não forneceu comentários adicionais à Reuters.
Um porta-voz da PRIO disse à Reuters que as negociações estão em andamento.
Nos últimos anos, a Petrobras vendeu dezenas de campos de petróleo, além de refinarias, oleodutos, redes de postos de gasolina e outros ativos em uma tentativa de reduzir a dívida e aprimorar seu foco na exploração e produção em águas profundas.
A Albacora, que deveria arrecadar bilhões de dólares, está entre os últimos desinvestimentos de tamanho significativo com chance de acontecer antes das eleições presidenciais de outubro no Brasil.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente está derrotando o presidente Jair Bolsonaro nas pesquisas, tem criticado o movimento de desinvestimentos da Petrobras.
((Tradução Redação São Paulo))
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.