Presidente do BCE diz que juros devem continuar subindo, mas não detalha ritmo
O Banco Central Europeu não pode prever a que velocidade ou quanto mais as taxas de juros subirão, disse nesta quinta-feira a presidente do BCE, Christine Lagarde, acrescentando que a especulação sobre a taxa neutra da zona do euro "não ajuda necessariamente".
Questionada em uma conferência de imprensa - depois que o banco aumentou as taxas de juros em 0,75 ponto percentual - se os aumentos futuros serão mais graduais, Lagarde reiterou que o BCE fez avanços significativos na retirada da acomodação monetária, mas que tem mais para cobrir.
"Reconhecemos que mais (aumentos) dos juros estão em preparação, mas a que ritmo e a que nível eu não posso dizer", afirmou ela.
Lagarde há muito disse que o primeiro trabalho do BCE é normalizar a política monetária e chegar a um ponto em que não estimule mais a economia. Mas um número crescente de autoridades agora defende uma política mais restritiva para esfriar as pressões inflacionárias.
A taxa neutra, que não impulsiona nem retarda o crescimento, é indefinida, mas autoridades tendem a vê-la na faixa de 1,5% a 2%, sugerindo que a taxa de depósitos do BCE está agora em torno da extremidade inferior desta faixa, após o aumento desta quinta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.