Ibovespa hesita em nova sessão volátil com exterior negativo e anúncio de ministros
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava próximo da estabilidade em novo pregão volátil nesta quinta-feira, pressionado por forte queda das ações no exterior, e à medida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes de uma série de futuros ministros.
Petrobras era a maior influência positiva, enquanto Vale e Gerdau estavam na ponta contrária.
Às 12:23 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,15%, a 107.275,37 pontos. Na mínima, o índice caiu a 107.042,62 pontos e, na máxima, alcançou 108.382,66 pontos. O volume financeiro somava 9,1 bilhões de reais, em meio à liquidez reduzida nas últimas sessões devido à proximidade dos feriados de final de ano.
"O mercado está muito volátil", disse Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, citando a liquidez mais baixa.
Lula anunciou nesta manhã mais de uma dezena de ministros que vão compor seu governo, incluindo Geraldo Alckmin no ministério da Indústria e Comércio, e Luiz Marinho como futuro chefe da pasta do Trabalho.
"Aparentemente os nomes não trouxeram nenhum desconforto ao mercado", disse Galdi. Grande parte dos anúncios já vinha sendo ventilado na mídia nos últimos dias.
O presidente eleito ainda disse que os futuros ministros vão ter que começar "apertando os cintos", enquanto também agradeceu ao Congresso pela aprovação da PEC da Transição.
O Congresso Nacional promulgou na noite de quarta-feira a PEC, garantindo uma vitória a Lula ao aumentar o teto de gastos no ano que vem em 145 bilhões de reais para o pagamento do Bolsa Família e outros gastos.
A PEC vinha sendo observada de perto pelo mercado e foi responsável por parte das perdas que o Ibovespa acumula no mês (de 4,5%), diante de seus impactos fiscais. No início desta semana, porém, a redução de sua duração dois para um ano ajudou a impulsionar o índice.
No exterior, os principais índices em Wall Street cediam forte após novos dados econômicos dos Estados Unidos aumentarem os temores dos agentes financeiros de que o Federal Reserve continue com seu aperto na política monetária.
Os novos pedidos de auxílio-desemprego no país cresceram menos do que o esperado na semana passada, apontando para um mercado de trabalho ainda apertado, enquanto a economia dos EUA se recuperou no terceiro trimestre mais rapidamente do que o estimado antes.
O S&P 500 cedia 1,6%.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN avançava 1,02%, a 23,81 reais, diante de nova alta dos preços do petróleo Brent no exterior e após o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que participou do gabinete de transição, dizer que Lula escolheu o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para o comando da estatal.
- BANCO PAN PN subia 3,23%, a 6,39 reais, após o conselho de administração da instituição aprovar pagamento de 320 milhões de reais em juros sobre capital próprio aos acionistas.
- IRB BRASIL ON cedia 6,93%, a 0,94 real, após disparar quase 25% na véspera, na esteira de divulgação de lucro de 6,4 milhões de reais em outubro.
- SABESP ON avançava 3,17%, a 57,26 reais. A companhia de saneamento paulista divulgou mais cedo que a Arsesp, agência reguladora do setor no Estado, abriu consulta pública sobre a revisão extraordinária de tarifa da companhia. A Sabesp havia requisitado no ano passado uma revisão da taxa fixada pela agência, que, na visão da empresa, afetava sua capacidade de manutenção do nível de investimentos. Nota técnica da Arsesp deu razão à Sabesp para um reequilíbrio de 6,3733% que seria aplicado em fevereiro de 2023.
- VALE ON perdia 0,9%, a 85,46 reais, mesmo após nova alta dos contratos futuros de minério de ferro na Ásia, com expectativa de maior demanda na China em 2023. O contrato mais negociado para maio em Dalian encerrou as negociações diurnas com avanço de 0,7%. Siderúrgicas também tinha desempenho negativo, sendo que USIMINAS PNA caía 1%, a 6,96 reais, após o Itaú BBA rebaixar a recomendação da ação a "market perform".
- ITAÚ UNIBANCO PN exibia ganhos de 0,16%, a 24,79 reais, enquanto BRADESCO PN elevava 0,47%, a 14,9 reais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.