Lula confirma deputada indígena Joenia Wapichana presidente da Funai
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, em publicação nesta sexta-feira nas redes sociais, que a indígena deputada federal eleita Joenia Wapichana (Rede-RR) será presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) em sua gestão.
"Estive com @JoeniaWapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!", disse ele.
Na véspera, Lula havia confirmado outra deputada federal eleita, Sonia Guajajara (PSOL-SP), uma liderança indígena no Maranhão, como a primeira ministra do novo Ministério dos Povos Originários.
O novo governo promete revitalizar a proteção e as ações para os indígenas, quilombolas e povos originários em seu governo, após uma série de críticas dentro e fora do país à atuação nesta área no governo do presidente Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.