IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Israel ataca Síria após disparo de foguetes contra Colinas de Golã

09/04/2023 14h09

(Retira termo em inglês do título, sem alterações no texto)

Por James Mackenzie

JERUSALÉM (Reuters) - Jatos israelenses atingiram alvos militares sírios neste domingo em resposta a foguetes lançados contra território controlado por Israel durante à noite, disseram militares israelenses, após novo aumento da violência com trocas de tiros na fronteira durante a semana.

A mídia estatal na Síria relatou explosões nas proximidades da capital Damasco, ao mesmo tempo que Israel diz que suas forças continuavam a atingir o território sírio depois que seis foguetes foram disparados durante a noite em direção às Colinas de Golã.

Israel afirmou ter atingido lança-foguetes, atacando, em seguida, um complexo do exército sírio, sistemas de radar militares e postos de artilharia. Os militares israelenses "veem o Estado da Síria como responsável por todas as atividades que ocorrem em seu território e não permitirão nenhuma tentativa de violar a soberania israelense", disseram as Forças de Defesa de Israel em um comunicado.

O Ministério da Defesa sírio afirmou que suas defesas aéreas responderam aos ataques e interceptaram alguns mísseis israelenses. De acordo com o órgão, não houve vítimas, apenas danos materiais causados pelos ataques.

Mais cedo, sirenes soaram perto de cidades nas Colinas de Golã assim que os foguetes foram lançados do território sírio, mas nenhum dano ou vítimas foram relatados.