IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Núcleo da inflação deve começar a melhorar antes das férias do meio do ano, diz Nagel, do BCE

13/04/2023 11h46

WASHINGTON (Reuters) - Os núcleos de inflação da zona do euro começarão a melhorar nos próximos meses, mas o Banco Central Europeu ainda tem um longo caminho a percorrer com a política monetária, disse um dos formuladores de política monetária do banco Joachim Nagel, nesta quinta-feira.

"Nossa expectativa é que o núcleo da inflação mostre os primeiros movimentos na direção certa antes das férias do meio do ano", disse o chefe do banco central da Alemanha às margens de uma reunião do Fundo Monetário Internacional em Washington.

Ele citou dados de inflação encorajadores dos Estados Unidos como mostra de que os aumentos das taxas de juros dos bancos centrais estão funcionando.

No entanto, os Estados Unidos começaram seu ciclo de aumento de juros mais cedo, disse Nagel, acrescentando que espera que o ciclo de aperto do BCE continue.

Nagel disse que não se "comprometerá com nenhuma ordem de magnitude de o que poderá acontecer" na próxima reunião de taxa de juros do BCE em maio, mas "o que está claro é que a política monetária deve continuar a agir de forma decisiva para restaurar a estabilidade de preços em tempo hábil".

O BCE elevou as taxas no ritmo mais rápido já registrado no ano passado, mas a recente turbulência nos mercados financeiros na esteira de falências de bancos proeminentes levantou dúvidas sobre a determinação da instituição em apertar ainda mais a política monetária.

Enquanto a inflação na zona do euro caiu mais do que nunca em março, uma medida que exclui os preços de energia e alimentos, conhecida pelos economistas como núcleo da inflação e vista como um melhor indicador da tendência subjacente, acelerou.

(Reportagem de Christian Kraemer e Frank Siebelt)