IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Volkswagen pede adiamento de novos padrões de emissões da UE até 2026

13/04/2023 14h47

BERLIM (Reuters) - A Volkswagen pediu nesta quinta-feira que a implementação dos novos padrões de emissões de poluentes pela União Europeia seja adiada pelo menos para o segundo semestre de 2026, pouco mais de um ano depois do planejado, com o objetivo de que todos os carros novos atendam aos padrões até a segunda metade de 2027.

A montadora pode cumprir esse cronograma desde que a lei entre em vigor em meados de 2024, o que daria ao setor dois anos de antecedência para começar a implementar os padrões e três anos para cobrir toda a produção, disse a Volkswagen.

Os países da União Europeia e parlamentares negociarão as propostas do padrão "Euro 7" este ano. O padrão prevê limites mais rígidos para emissões de gases por carros e veículos pesados como caminhões e ônibus.

Segundo montadoras europeias os regulamentos propostos são muito caros e impossíveis de serem implementados na velocidade que a Comissão Europeia espera.

Ainda assim, a Comissão argumenta que as medidas são necessárias o mais rápido possível para reduzir as emissões enquanto os carros com motor de combustão permanecem nas ruas.

Esperar que as novas normas sejam implementadas a partir de julho de 2025 levaria à interrupção da produção de muitos modelos ao longo de muitos meses em toda a Europa, disse a Volkswagen no documento nesta quinta-feira.

Outros aspectos do regulamento, como limitações às minúsculas partículas emitidas durante frenagem e desgaste dos pneus, devem ser adiados, afirmou a Volkswagen, sem fornecer uma data.

"Vários anos de prazo de entrega são necessários", disse a montadora, destacando a falta de fornecedores ou produção de pneus que atendam aos novos requisitos.

(Por Victoria Waldersee)