IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Confiança do investidor alemão cai inesperadamente em abril, mostra ZEW

18/04/2023 08h10

BERLIM (Reuters) - A confiança do investidor alemão caiu inesperadamente em abril uma vez que os mercados financeiros veem condições de crédito mais restritivas nos próximos meses, disse o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira.

O índice de sentimento econômico do instituto caiu para 4,1 em abril, de 13,0 em março. Pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de 15,3.

"O Indicador de Sentimento Econômico do ZEW caiu visivelmente e atualmente aponta para uma situação econômica inalterada nos próximos seis meses", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach.

A avaliação da situação econômica na Alemanha, no entanto, melhorou consideravelmente, subindo para -32,5 pontos de -46,5 no mês anterior e acima da previsão dos analistas de -40,0.

Apesar da melhora, a situação econômica ainda é considerada relativamente negativa, disse o relatório.

"As taxas de inflação ainda altas e a política monetária internacionalmente restritiva também estão pesando na economia", disse Wambach.

Do lado positivo, Wambach disse que o perigo de uma crise aguda no mercado financeiro internacional parece ter sido evitado e as expectativas de balanços para bancos e seguradoras melhoraram em relação ao mês anterior.

O ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, disse na segunda-feira em um evento da associação de bancos alemães que não há motivos para se preocupar com a estabilidade financeira na Alemanha após a turbulência bancária nos Estados Unidos e com o Credit Suisse .

"Não há uma crise bancária", disse ele. "Nossos bancos têm uma forte base de capital."

(Reportagem de Maria Martinez, Rachel More e Miranda Murray)